Descarte de resíduos tecnológicos

Vanessa Lycurgo
Elessandra M.Leão

Resíduos Tecnológicos – Importância do correto descarte



Resíduos Eletrônicos são os equipamentos eletroeletrônicos descartados ou obsoletos. Esta definição inclui equipamentos como computadores, televisores, telefones, impressoras, tablets, aparelhos de som, celulares, entre outros. 
A Destinação correta deste tipo de resíduo é muito importante para o meio ambiente, pois os equipamentos eletroeletrônicos possuem metais altamente tóxicos em sua composição como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo.
Em contato com o solo, os metais pesados contaminam o lençol freático; se queimados, os compostos químicos liberam toxinas perigosas ao meio ambiente. 
Diante disso, a correta destinação final destes resíduos é importante para garantir a segurança do meio ambiente.
A evolução na área da tecnologia está muito rápida e todos nós nos acostumamos cada vez mais com os confortos que ela nos proporciona.
A grande maioria das pessoas não tem qualquer preocupação, quanto ao descarte destes resíduos tecnológicos e seus malefícios na natureza.
Existem diversos tipos de resíduos tecnológicos, como dos computadores e seus periféricos de informática.
Nesses equipamentos, além de elementos recicláveis como: plásticos e sucata ferrosa, encontramos outros metais que contém elementos nocivos ao meio ambiente: chumbo, cádmio, mercúrio, fósforo entre outros e que requerem tratamento especial na sua destinação final.
Como o descarte destes resíduos tecnológicos exige mão de obra bem treinada e capacitada para correta descaracterização e desmontagem, e posterior classificação dos materiais resultantes, é importante sempre analisar a Licença de Operação das empresas licenciadas e, preferivelmente, fazer uma visita para conhecer como elas operam, antes do envio dos resíduos e verificar para onde encaminham os resíduos perigosos que não podem reciclar e apenas armazenam temporariamente.
No Rio Grande do Sul existem empresas licenciadas para receber estes resíduos de informática, que atuam dentro dos padrões exigidos pelos órgãos ambientais na coleta, descaracterização e destinação final destes resíduos. Estas recebem ou coletam, dependendo dos volumes, os resíduos das empresas, e após realizam o desmonte de todos os equipamentos, assegurando que todos os resíduos gerados desta atividade sejam encaminhados aos destinos ambientalmente corretos e licenciados. Após todos os processos serem realizados, as empresas emitem ao gerador dos resíduos um certificado de destinação final de resíduos sólidos, garantindo o correto descarte dos seus resíduos de informática, e que todos os dados neles contidos foram destruídos de maneira a torná-los invioláveis.
Desta forma as empresas eliminam seu passivo ambiental gerado pelos resíduos eletrônicos, protegendo sua marca, com responsabilidade sócio-ambiental e cumprindo com a legislação ambiental vigente. Analisando o exposto, só falta vocês começarem a destinar corretamente seus resíduos tecnológicos.


Referencias: http://www.hlcconsultoria.com.br/?p=251 



Comentários

Postagens mais visitadas