Douglas Alexandre 

Sustentabilidade


Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema, O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. Além disso, ele pode ser aplicado desde uma comunidade até todo o planeta, tem como objetivo a preservação do planeta e atendimento das necessidades humanas. Isso quer dizer que um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras.

legislação ambiental brasileira é uma das mais avançadas do mundo. Todas as ações e atividades que são consideradas como crimes ambientais podem ser punidas com multas, seja para pessoas físicas ou jurídicas. Todo indivíduo que tenha interesse em conhecer melhor a legislação ambiental brasileira ou iniciar estudos na área deve, sem sombra de dúvidas, seguir um caminho inicial, o qual vai além das próprias normas legais em si, é de grande importância que a pessoa conheça alguns preceitos constitucionais voltados à proteção do meio ambiente e também os princípios jurídicos que norteiam e orientam todo o direito ambiental pátrio.

Principais leis ambientais

Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, o poluidor é obrigado a indenizar danos ambientais que causar, independentemente da culpa e que o Ministério Público pode propor ações de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, impondo ao poluidor a obrigação de recuperar e/ou indenizar prejuízos causados; Lei dos Crimes Ambientais, é a penalização das pessoas jurídicas no caso de ocorrência de crimes ambientais estipulados pela própria lei; Lei de Recursos Hídricos,  Define a água como recurso natural limitado, dotado de valor econômico, que pode ter usos múltiplos, consumo humano, produção de energia, transporte, lançamento de esgotos; Novo Código Florestal Brasileiro, Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, Lei do Parcelamento do Solo Urbano, Estabelece as regras para loteamentos urbanos, proibidos em áreas de preservação ecológicas, naquelas onde a poluição representa perigo à saúde e em terrenos alagadiços; Lei da Exploração Mineral, Regulamenta as atividades garimpeiras; Lei da Ação Civil Pública, ei de interesses difusos, trata da ação civil publica de responsabilidades por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor e ao patrimônio artístico, turístico ou paisagístico, de responsabilidade do Ministério Público Brasileiro.

Sustentabilidade na eletrônica


Muitas e muitas vezes, quando um computador queima, se encontra quebrado ou com algum outro defeito, ele é apenas jogado fora sem um descarte adequado  de refugos eletrônicos, pode poderá desencadear uma série de problemas. O principal deles é a contaminação do meio ambiente com substâncias nocivas, Se jogado no lixo comum, equipamentos como baterias, placas eletrônicas, celulares, monitores e componentes informáticos podem liberar essas substâncias, contaminando o solo e o lençol freático. A queima libera fumaça tóxica, que contamina o ar, podendo provocar diversos danos ao homem. Além disso, os itens plásticos e metálicos demoram séculos para se decompor, poluindo o meio ambiente por várias gerações, tudo isso devido ao mal descarte desse lixo eletrônico.
Para evitar que o lixo eletrônico ocasione problemas, é necessário que a empresa adote medidas simples e permanentes para dar o devido destino aos aparelhos que não servem mais. Os componentes eletrônicos, a exemplo de monitores, celulares e peças de informática, devem ser armazenados em lugar seco e ventilado. A fim de evitar que a umidade danifique as peças internas. Sendo enviados em seguida para locais apropriados de descarte. O descarte correto dos resíduos caracteriza uma boa gestão das rotinas da empresa. Também podem constituir um diferencial competitivo, principalmente em relação ao marketing verde. Implementar o sistema de coleta seletiva, com a devida atenção para o descarte dos materiais eletrônicos, pode render selos de responsabilidade ambiental à organização. Reconhecimento que pode abrir caminho para novas áreas do mercado. Não só apenas o descarte correto mas também a sua reciclagem será uma boa forma de utilizar sem causar nenhum dano ao meio ambiente.




Comentários

Postagens mais visitadas