Homologação
João Victor B. de Souza
Katielly S. Bordin
Romildo S. Barcellar
Homologação
A homologação é a comprovação, pelo cliente e
demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software
atende aos critérios de aceite previamente estabelecidos com o cliente. Inclui
elementos de verificação e de validação do produto todo ou de partes do produto
selecionadas em comum acordo com o cliente e tem como meta principal a obtenção
do aceite do produto.
Tal atividade só deve começar depois que todos
os outros testes forem executados, e os erros encontrados forem corrigidos ou
aceitos. A homologação é considerada "finalizada com sucesso" quando
o software funcionar da forma esperada pelo cliente no ambiente proposto.
Desta forma, os objetivos desta atividade são:
· Atestar se o software
funciona da forma esperada pelo cliente no ambiente proposto;
· Identificar
oportunidades de correção e aplicar os ajustes correlatos à aplicação;
· Obter o aceite do
produto de software pelo cliente;
· Registrar sugestões
para as próximas versões da aplicação.
Objetivos comuns para os testes são:
·
Verificar que o projeto satisfaz os objetivos mais importantes de
negócio e técnicos;
·
Validar a seleção de tecnologias e de dispositivos de LAN e de WAN;
·
Verificar que o provedor de serviço oferece, de fato, os serviços
prometidos;
·
Identificar problemas de conectividade ou de gargalos;
·
Testar a redundância da rede;
·
Analisar os efeitos de quedas de enlaces no desempenho;
·
Determinar técnicas de otimização que serão necessárias para satisfazer
objetivos de desempenho;
·
Analisar os efeitos de atualizações de enlaces e/ou dispositivos no
desempenho;
·
Provar que seu projeto é melhor do que um projeto concorrente (quando o
cliente pedir tal comparação);
·
Para passar um "teste de aceitação" que permite continuar com
o projeto e implantar a rede;
·
Convencer a gerência e seus colegas que o projeto é eficaz;
·
Identificar riscos que podem dificultar a implementação e fazer o
planejamento de contingências;
·
Determinar quantos testes adicionais são necessários;
Há três tipos de
ferramentas que ajudam a realizar testes
1. Ferramenta de
gerência e monitoração de rede: Cisco Works, HP OpenView: pode obter
informações variadas sobre tráfego, erros, etc. Na sua ausência, pode-se usar
comandos que dão informação equivalente nos roteadores. Show interfaces, show
processes, show buffers.
2. Outra alternativa: analisadores
de protocolos. Bom para analisar comportamento de tráfego, erros, utilização,
eficiência, taxas de broadcast e multicast, etc. Ajuda a gerar tráfego
artificial durante os testes.
3. Ferramentas especiais
de testes e simulação. Simulação pode ser menos caro do que testar uma rede de
verdade. De forma geral, é muito difícil fazer uma boa simulação que esteja
perto do mundo real.
4. Ferramentas de
gerência de nível de serviço: Ferramentas novas que analisam o desempenho
fim-a-fim de aplicações, incluindo requisitos de QoS. Exemplo: NetPredictor de
NetPredict.
Documentação dos
equipamentos de rede e outros recursos
Listar tudo que é
necessário para fazer os testes
·
Mapa de rede
·
Lista de dispositivos
·
Outros equipamentos (cabos, etc.)
·
Enlaces
·
Ferramentas (de monitoração, de injeção de tráfego, de simulação, ...)
·
Aplicações especiais que aumentam a eficiência dos testes (aplicação de
distribuição de software, aplicação de controle remoto como PCAnywhere, ...)
·
Outros recursos
·
Tempo blocado num laboratório especial
·
Ajuda de colegas
·
Ajuda de usuários
·
Nomes ou endereços IP durante os testes
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