Por Margareth


IDES


1. IDEs e Editores de Textos
IDEs (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) economizam seu tempo de alternar entre diferentes aplicativos e ajudam você manter seu foco no seu código. Uma IDE geralmente inclui –
Um editor de texto que edita o código-fonte
Um compilador
Um depurador (debugger)
Um construtor de GUI (Graphical User Interface ou Interface Gráfica do Usuário)
Por mais que as IDEs ofereçam muito mais do que um editor de texto simples, elas ocupam espaço e não são para iniciantes.
Se sua necessidade é algo simples, uma ferramenta para apenas escrever seu código rapidamente, é melhor escolher um editor de texto.
 Eles são leves e oferecem muitos recursos convenientes como destaque de sintaxe, interfaces personalizáveis e extensas ferramentas de navegação.
Então, o que você deveria usar? A resposta -> não tem uma resposta certa. Não tem uma IDE ou um editor de texto certo para todo mundo. A melhor ferramenta, é algo que funciona bem baseado em suas necessidades.

Atom – Atom é um editor de texto moderno, acessível, mas ‘hackable to the core’, isso significa que você pode personalizar tudo para fazer qualquer coisa, sem tocar a mão nos arquivos de configurações. Ele é um aplicativo de desktop construído com HTML, JavaScript, CSS, e integração com Node. Ele roda em Electron, um framework para construir aplicativos multiplataforma usando tecnologias web. Ele possui gerenciador de pacotes e pacotes extensas (como plugins, definições de sintaxes, menus, snippets, etc.) escritos em CoffeeScript.
Sublime – O Sublime é um editor de texto sofisticado para código, marcação e texto com grande desempenho. Ele é útil especialmente para arquivos individuais porque ele executa mais rápido do que o VS Code. Oferece um alto nível de personalização, quase nunca falha e inclui plugins bacanas e pacotes como Origami e GitGutter que tornam o desenvolvimento realmente divertido.
Netbeans – O NetBeans é uma das melhores IDE open source (código-fonte aberto) de PHP. Ele é enriquecido com recursos e é gratuito oferece suporte em várias línguas como Inglês, Japonês, Português BR, Russo e Chinês simplificado. A versão mais recente de Netbeans (versão 8.2) é leve, mais rápido e suporta tudo em relação de PHP. Ele suporta frameworks de PHP mais populares como Zend, Doctrine, Smarty e Symfony2 e também suporta Laravel através de laravel-ide-helper e outros frameworks como Yii, CakePHP, FuelPHP e WordPress CMS.
Cloud9 – Cloud9 é o IDE na nuvem mais usado e mais famoso para todas as linguagens de programação. Se você usa PHP, então o Cloud9 é ainda melhor para você porque ele oferece depurador (built-in debugger) para inspeção de código em tempo real
Tem alguns requisitos mínimos para usar uma IDE, como:
1. Uma máquina com dois núcleos de 2 GHz ou mais
2. 4 GB RAM e 20 GB de HD sobrando (caso você quer usar o Visual Studio, note que ele usa mais de 10 GB de HD).
REFERENCIAS

Comentários

Postagens mais visitadas