HTML4 X HTML5


João Victor B. de Souza

HTML significa HyperText Markup Language. É uma maneira de escrever instruções para o navegador web, e elas informam qual deve ser o frame do site. Tudo o que é escrito usando o HTML informa ao navegador o que você quer na página e em que ordem. É então uma linguagem para publicação de conteúdo na Web que pode ser considerada universal, pois a maioria das páginas web hospedadas na internet são escritas em alguma variação de HTML. O padrão HTML foi desenvolvido pelo W3C ou pelo World Wide Web Consortium em 1997. Em HTML, as tags são usadas para definir estruturas de texto. Com o passar dos anos e a evolução foi evidente em todos os campos da vida, o HTML também evoluiu e foi apresentada a nova versão do HTML, o HTML5.
O antigo HTML era usado da seguinte forma: tudo o que você escreve usando HTML informa ao navegador o que você quer na página e em que ordem. Se você criar um site usando HTML simples, ele parecerá extremamente simplificado, porque essa linguagem de marcação não deve estilizar a aparência do seu site (use CSS para isso). Ele apenas coloca os elementos que você deseja e cria a estrutura adequada do site (é por isso que é tão importante conhecê-lo para o desenvolvimento da web). No entanto, alguns podem até argumentar que o HTML é a web . Para simplificar, o HTML funciona definindo diferentes elementos nas tags <> (abertura) e </> (fechamento). Eles dizem ao navegador web qual deve ser o elemento e onde ele deve ser colocado. Claro, esta é a base e pode ficar mais complicada do que isso, mas no final, o HTML está apenas colocando um elemento após o outro. Agora, como e onde você coloca esse elemento e qual tag representaria melhor é outra questão que evoluiu ao longo dos anos. É por isso que uma das muitas diferenças entre HTML e HTML5 é a sintaxe. À medida que a HTML evoluiu e o conceito e as capacidades do desenvolvimento Web evoluíram, o HTML mudou para melhor, tornando-se menos complicado e mais intuitivo para os olhos humanos.
O HTML5 é a evolução mais recente da linguagem de marcação de hipertexto, onde sua finalidade consiste em permitir que os sites sejam compatíveis com qualquer navegador da forma mais humanamente possível. A diferença mais clara entre HTML e HTML5 é como eles lidam com algumas propriedades de sites modernos, uma delas está sendo adaptada para usuários móveis cuja base está crescendo a cada dia.
O HTML4 foi criado em 1997 pela recomendação do W3C e permaneceu como a base da Internet por mais de 17 anos. Em 2014, o HTML5 foi criado e os desenvolvedores começaram a criar websites usando-o logo em seguida. Outra diferença entre HTML e HTML5 é que foi decidido não ter mais versões. Isso é HTML5 está aqui para ficar e terá apenas alguns recursos atualizados ao longo do caminho.

Entre as diferenças que podemos citar, estão:
  • Melhor tratamento de erros, onde o HTML5 busca facilitar aos desenvolvedores de navegadores a criação de analisadores de navegador que lidam melhor com o código HTML corrompido. Ele fornece tratamento de erros, assim ajudando o navegador a mostrar uma página web mais funcional e facilitada.
  • Suporte para aplicativos Web modernos, pois os sites modernos são mais parecidos com programas autônomos que funcionam no navegador. O HTML5 é uma das razões pelas quais os desenvolvedores podem nos trazer produtos como este.
  • Semântica melhorada, a sintaxe da linguagem de marcação tornou-se mais intuitiva. Por exemplo, agora existem tags como <nav> para mostrar que essa parte marca a navegação do website. Ou a tag <footer>, que ajuda você a ver como o rodapé do site deve ser estruturado.
  • Melhorias no suporte mobile, o HTML5 facilitou a vida dos desenvolvedores em todo o mundo, permitindo criar websites otimizados para dispositivos móveis.
  • Suporte de vídeo e áudio, pois como agora trabalhar com áudio visual está bem exigente, todos gostam de qualidade ao acessar um conteúdo.
  • Suporte para gráficos vetoriais, que é uma das ferramentas usadas para tornar os sites mais bonitos em diversos dispositivos.




Comentários

Postagens mais visitadas