Java e Seus IDES


Douglas alexandre Xavier dos Santos

Java

Java é uma linguagem de programação e plataforma computacional lançada pela primeira vez pela Sun Microsystems em 1995. Existem muitas aplicações e sites que não funcionarão, a menos que você tenha o Java instalado, e mais desses são criados todos os dias. O Java é rápido, seguro e confiável. De laptops a datacenters, consoles de games a supercomputadores científicos, telefones celulares à Internet, o Java está em todos os lugares. Tal linguagem possibilita a criação de programas para diferentes plataformas, que são compilados para um bytecode, executado por uma máquina virtual. Assim, tais programas desenvolvidos podem ser executados em qualquer tipo de plataforma suportada pela tecnologia Java, como desktop, mobile e na web, por exemplo, e conseguem ser desenvolvidos em vários sistemas operacionais, como Windows, Linux e Mac. Por ser uma tecnologia versátil em diversas plataformas, tornou-se presente em diversos tipos de dispositivos eletrônicos, sejam eles móveis ou não. Além disso, a maioria das empresas de softwares disponibilizam programas feitos na linguagem Java, o que propagou ainda mais a sua relevância mundial. A Java, também consegue executar programas dentro do navegador, através de um plugin. É o caso do acesso a serviços bancários pela internet, como o Internet Banking, por exemplo. Sem a tecnologia Java, não é possível executar aplicativos ou serviços como esse. Ela permite, além de acessar essas plataformas, não ser preciso fazer nenhum tipo de ação para usá-las.

IDES

Um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) é uma configuração de programação única na qual você tem todas as ferramentas necessárias à sua disposição. Geralmente, um editor de código-fonte que é cercado por um compilador, um depurador e outras ferramentas de desenvolvimento. Alguns ambientes de desenvolvimento integrado permitem uma certa flexibilidade, assim o desenvolvedor pode personalizar seu ambiente de trabalho de modo a obter maior produtividade.

 IDES mais populares

Eclipse


O Eclipse é uma nova era, multiplataforma, de código aberto e um IDE distribuído gratuitamente disponível para desenvolvimento Web corporativo. Este é um IDE Java dedicado, listado como um dos melhores IDEs Java. O popular ambiente de desenvolvimento integrado está disponível nas edições de desktop e nuvem. A edição em nuvem do Eclipse é chamada Eclipse Che e permite que os programadores desenvolvam aplicativos por meio de um navegador da web. Curiosamente, o Eclipse é um exemplo dos melhores aplicativos Java, como é escrito principalmente em Java. Ele deve ser uma plataforma robusta, com recursos completos e de qualidade comercial para o desenvolvimento de aplicativos da Web modernos.

IntelliJ


O IntelliJ IDEA também é considerado como um dos melhores Java IDEs. Está disponível em 2 edições diferentes, uma edição da comunidade licenciada do Apache 2 e uma edição proprietária Ultimate (comercial), que é uma versão paga. Para permitir que os desenvolvedores se aprofundem no código Java, o IntelliJ IDEA oferece recursos como refatoração entre idiomas e análise de fluxo de dados. Edição comunitária do IntelliJ A edição Community é um IDE de código aberto e destina-se ao desenvolvimento de JVM (Java Virtual Machine) e Android. Ele suporta Java, Kotlin, Groovy e Scala, Maven, Gradle, SBT, Git, SVN, Mercurial, CVS e TFS.A edição Ultimate destina-se ao desenvolvimento da Web e da empresa e também oferece suporte ao Perforce, além do outro sistema de controle de versão. Ele suporta JavaScript e TypeScript, Java EE, Spring, GWT, Vaadin, Play, Grails e outras estruturas. Ele também suporta ferramentas de banco de dados e SQL.

NetBeans


O NetBeans é outro IDE Java mais importante. O NetBeans é o IDE oficial para Java 8. Ele permite que os aplicativos sejam desenvolvidos a partir de um conjunto de componentes modulares de software chamados módulos. É executado no Windows, macOS, Linux e Solaris. Muito parecido com os outros IDEs. 
É um IDE de código aberto que é fácil de instalar, pode ser executado em diferentes plataformas e fácil de usar; Sua adaptabilidade se estende ao uso móvel, tornando-o um IDE popular no mundo do desenvolvimento centralizado em dispositivos móveis; Também pode ser estendido para plug-ins posteriormente pela equipe de desenvolvimento Java de terceiros; Cada nova versão do NetBeans vem com um editor Java improvisado e reformulado; O editor Java facilita para os programadores criar aplicativos de software personalizados, destacando o código Java de forma sintática e semântica; As ferramentas fornecidas pelo NetBeans até ajudam os desenvolvedores a refatorar e escrever código sem erros.

MyEclipse

Foi criado e mantido por uma empresa popular chamada Genuitec, membro fundador da The Eclipse Foundation. O MyEclipse está disponível para as várias plataformas, incluindo Windows, Linux e Mac, e também oferece recursos líderes do setor, como: Ferramentas Ajax e Web 2.0, que incluem recursos avançados de JavaScript; Integração com Hibernate e Spring; Suporte para configurações do Maven; Suporte ao design da GUI Swing; Ferramentas de relatório avançadas; Ferramentas Java Persistente líderes do setor e muito mais.

BlueJ


Foi originalmente desenvolvido para fins educacionais. O BlueJ provou ser útil no desenvolvimento de software em pequena escala. Atualmente, é amplamente utilizado por programadores Java em todo o mundo; Tem uma interface interativa que é livre de desordem e fácil de usar e testar; Também o torna um ótimo IDE para iniciantes; Essa interface usa caixas para representar classes; O IDE de plataforma cruzada para Java permite que os programadores interajam perfeitamente com seus objetos; Fácil de inspecionar valores de objetos, chamar métodos em objetos e passar objetos como parâmetros; O BlueJ acelera o desenvolvimento de aplicativos Java, fornecendo uma variedade de recursos robustos; Ele vem com um editor que permite que os desenvolvedores digitalizem o código visualmente, ajudem na criação de objetos dinâmicos e os inspecionem.
Além disso, você pode chamar o código Java simplesmente digitando-o sem compilação.

JCreator


O JCreator é um IDE Java criado pela Xinox Software. Apresenta uma interface semelhante à do Visual Studio da Microsoft. É um IDE Java leve. Está disponível em três variantes distintas; Edição Lite, Pro Edition e Life-Pro Edition; A versão paga do JCreator vem com suporte a Ant, assistentes de código e um depurador.
Comparado a outros Java IDEs, o JCreator não possui recursos avançados. Além disso, a extensibilidade via plug-ins de terceiros não está disponível; No lado positivo, é pequeno e rápido, tornando-o ideal para iniciantes que estão começando com Java; Apesar de existirem outros IDEs Java líderes, o JCreator foi desenvolvido inteiramente em C ++. Além disso, não requer um JRE para executar o código Java. Por esse motivo específico, a comunidade de desenvolvedores defende que o JCreator é mais rápido que a maioria dos IDEs baseados em Java convencionais.

DrJava


O DrJava é outro IDE Java leve, projetado principalmente para iniciantes em Java. É desenvolvido e mantido ativamente pelo grupo JavaPLT da Rice University. Ele também inclui recursos poderosos para usuários mais avançados. DrJava está disponível gratuitamente. Mesmo que não seja tão poderoso quanto outros grandes nomes para o desenvolvimento Java, o DrJava possui uma interface notavelmente livre de desordem.

jGRASP



O jGRASP é um dos melhores IDEs leves para Java. Além de oferecer um depurador integrado e uma bancada de trabalho para desenvolvedores Java, também permite a geração bem-sucedida de gráficos de perfil de complexidade e diagramas de classe UML.

Fontes:

Comentários

  1. Actually I read it yesterday but I had some thoughts about it and today I wanted to read it again because it is very well written. Thanks for the information.
    https://www.trainingbasket.in

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas