Kelly R. Marcolino Porto
LIGUAGEM JAVA E SEUS IDE’s
Uma IDE é um recurso que surgiu para facilitar o trabalho e otimizar o tempo de programadores. As IDEs são tratadas hoje como ferramentas essenciais para o desenvolvimento de programação a nível profissional.
Antes disso, nada mais era necessário do que um editor de texto. Ainda que essa seja uma opção bastante interessante para programadores iniciantes, é extremamente inviável para os desenvolvedores mais assíduos, o que os leva a refletir de maneira mais profunda sobre qual a melhor IDE para Java.
Isso acontece, pois, a escrita simples de códigos de programação, na maioria das vezes, permite um aprendizado dos códigos mais efetivos, visto que uma IDE serve para identificar e corrigir os erros do programa. Quando se tratam de programas iniciais, a quantidade e a complexidade de linhas é menor, tornando os erros rapidamente corrigíveis. Já nos mais avançados, os códigos são bastante extensos e o não uso de uma IDE poderia prolongar significativamente o tempo de conclusão do trabalho.
IntelliJ IDEA
O IntelliJ IDEA se encontra entre uma das mais famosas e eficientes IDEs para Java já lançadas até o momento. A ferramenta foi lançada pela empresa JetBrains em 2008, e tem feito sucesso entre os programadores. Desde sua versão inicial, a aplicação já oferecia recursos bastante importantes, tais como: Suporte a SQL, Java, framework Seam e WebServices RESTful. Atualmente, o foco permanece o mesmo, mas foram desenvolvidas muitas outras ferramentas que acompanharam as atualizações do programa.
A ferramenta é lançada em dois principais segmentos. Pago e chamado de Ultimate, contando com todos os recursos para uso deliberadamente. A outra versão é inteiramente gratuita e denominada Community. Antes da compra, você poderá experimentar um Trial gratuito durante 30 dias.
Entre os elogios mais mencionados, destaca-se a qualidade dos plugins. Além do ótimo suporte técnico e o sistema descrito como muito intuitivo – ideal para projetos iniciais.
Já as críticas se restringem a limitação das funcionalidades disponíveis na versão gratuita.
NetBeans
O NetBeans não suporta apenas Java, mas sim inúmeras outras linguagens de programação importantes no contexto tecnológico atual. Assim como outras IDEs, tem como principais funções ajudas programadores a amenizar as falhas existentes em seu trabalho, oferecendo ferramentas como: compilar, escrever, editar e remover bugs de código.
Assim como a Java, o NetBeans foi desenvolvido pela Sun Microsystems. Durante muito tempo, a empresa manteve a ferramenta sob seu domínio. No entanto, houve um momento – aliado talvez à compra do Java pela Oracle – em que foi decidida a liberação do código fonte da IDE, com o intuito de torna-la uma plataforma OpenSource. A maioria dos comentários positivos referem-se aos recursos inovadores e a proposta gratuita e OpenSource da IDE, sendo citada inúmeras vezes como a melhor para o desenvolvimento de projetos Java. Já as críticas estão voltadas para os travamentos apresentados e ao sistema ultrapassado.
Eclipse
A Eclipse também é multi-plataforma. Ou seja, capaz de trabalhar com diversos tipos de linguagem de programação. No entanto, diferencial da Eclipse está nas funcionalidades que garantem efetivamente o aumento da produtividade dos programadores. Além disso, todas as suas funções são oferecidas gratuitamente. A interface é bastante fácil de ser utilizada e possui bastante visibilidade para o desenvolvimento inicial de projetos.
Os comentários positivos ressaltam a atuação da comunidade da plataforma, ou seja, a facilidade em encontrar soluções coletivas para os problemas enfrentados. Fala-se também sobre a variedade de plugins e configurações do OpenSource, incluindo sua fácil customização. Nas críticas, instabilidade do programa.
Blue J
Uma plataforma gratuita e OpenSource. No entanto, está mais relacionada e desenvolvida com o intuito de ser agradável aos iniciantes na linguagem Java. Trata-se de uma opção simples, poupando os usuários da confusão gerada por programas muito complexos. A criação da IDE BlueJ foi inteiramente voltada para propósitos educacionais e não profissionais. O foco se encontra apenas no aprendizado. Decidir qual a melhor IDE para Java é uma questão que depende muito do público que é abordado. Se você é iniciante e procura por uma opção simples e prática, essa pode ser a alternativa mais indicada.
Após familiarizar-se com, pelo menos, os recursos básicos necessários para desenvolver projetos mais elaborados com Java, você poderá facilmente migrar para alguma das outras plataformas mencionadas. Esse processo de adaptação é importante, pois evita grandes confusões e permite um desenvolvimento mais linear do usuário como futuro desenvolvedor profissional.
Considerações
Existem inúmeras IDEs disponíveis para instalação e todas possuem seus prós e contras. É necessário que o usuário analise os principais prós e contras apresentados e os relacione com seu tipo de uso, analisando também a questão de adaptação com a interface oferecida.
Ao falar em qual a melhor IDE para Java, devemos ressaltar também que esses compiladores surgem para facilitar todo o processo de desenvolvimento dos projetos, se estendendo a toda a execução da aplicação. É importante que se possível, testar as IDEs que pareçam mais agradáveis aos seus olhos. E descobrir você mesmo qual a melhor IDE para Java.


Referencias
www.techemportugues.com/tag/netbeans





Comentários

Postagens mais visitadas