Conceitos de Ergonomia


Ergonomia
Mickaely Cristiane C. Paixão.
Rogério Faria Prado.


Definição:
“O estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho.” (IEA – Associação Internacional de Ergonomia). 

Objetivo:
“Elaborar o melhor método de adaptação do homem, meios tecnológicos, ambiente de trabalho e a vida.” (OIT – Organização Internacional do Trabalho).

Fundamentos Normativos:
ABERGO – Associação Brasileira de Ergonomia.
OIT – Organização Internacional do Trabalho.
CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas.
NR-17 – Norma Regulamentadora 17 – Ergonomia.

Conceito:
         Aplica-se à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho. Soluções ergonômicas no trabalho é uma iniciativa que pode evitar problemas de LER/DORT.

LER/DORT:

         LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho) englobam cerca de 30 doenças, como tendinite, bursite e tenossinovite. São responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares-tendões, músculos e nervos.
         Um exemplo de LER são os riscos visuais decorrentes em ambientes de trabalho sem estudo e adaptação ergonômica.

Riscos visuais:
Em ambiente laboral é comum que em determinadas funções ocorra situações em que o trabalhador exerça uma atividade que coloque em risco ou exija demais da visão do colaborador o que podem vir a gerar não apenas cansaço visual, mais também doenças relacionadas à má iluminação do ambiente de trabalho como, por exemplo:
- Irritação nos olhos
- Cansaço visual
- Distúrbios emocionais
- Problemas de pele
Observar os níveis mínimos de iluminância determinados pela NBR 5413 é importante para prevenir esses riscos no local de trabalho. A luz deve ser projetada de modo a evitar efeitos prejudiciais, como: ofuscamento, reflexos que causem incômodos, sombras e contrastes. O monitor deve estar a uma distância entre 45 e 70 cm do operador, dentro de sua linha de visão.

Prevenção LER/DORT:
         A melhor maneira de evitar as doenças de LER/DORT é cuidar das questões de ergonomia e organização do trabalho atentando para:
         - Postura correta diante do computador
         - Pés bem apoiados
         - Mesas e cadeiras que possibilite ajuste adequado
         - Pausas durante o expediente
        Um ambiente de trabalho organizado e livre de estresse contribui para a eficiência na prestação de serviços e na qualidade de vida dos funcionários.





Referências
INÁCIO, José. Análise Ergonômica do Trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas