Planejamento e Implementação


Ediana Souza


Planejamento e Implementação de Servidores

Um servidor tem como objetivo armazenar e distribuir arquivos na rede. Ele trabalha com um sistema operacional especializado projetado para o uso de diversos usuários e compartilha dados de forma colaborativa. Ou seja, atua como um sistema de arquivamento central para todos os documentos. Além disso, é criado para rodar aplicações massivas. Entre elas, encontram-se contas de e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas e impressoras. Isso além de outras funcionalidades, como compartilhamento de calendários, base de dados e software de gestão com o cliente.
Um servidor é um software ou computador, com sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores, chamada de cliente. Um único servidor pode servir vários clientes, e um único cliente pode usar vários servidores.
O primeiro passo para aprender como escolher o servidor ideal é ter em mente a existência de três tipos de servidores: servidores em torre, rack e blade. Conheça suas principais características abaixo:
Servidores em torre: Considerado o mais básico do mercado, é o tipo de servidor perfeito para pequenas empresas. O dispositivo tem custo reduzido, ocupa o espaço de um gabinete clássico de desktop e dispensa ambiente climatizado. Além disso, reduz o índice de invasões ao centralizar as informações em um só lugar.
Servidores em rack: Diferente do servidor em torre, este tem formato horizontal e permite o empilhamento de múltiplos dispositivos. Os servidores em rack apresentam maior potencial de processamento. São recomendados para pequenas e médias empresas que já trabalham com servidores e desejam ampliar a capacidade atual. Seu ponto negativo fica por conta da necessidade de uma sala climatizada. O ambiente próprio para este tipo de equipamento garante o melhor funcionamento e prolonga sua vida útil. Isto porque, quanto maior a capacidade de processamento, mais calor é produzido.
Servidores blade: Este tipo de servidor apresenta a mesma característica de escalabilidade do servidor anterior. Isto é, podem ser adicionados novos servidores para aumentar sua capacidade, mas exige um ambiente climatizado. Seu diferencial fica por conta de sua dimensão. São menores e mais potentes, gerando economia de espaço físico ao mesmo tempo em que aumenta seu poder computacional. Por essas características, são recomendados para empresas com grandes volumes de dados que necessitam de um data center.
Compartilhamento e gerenciamento de arquivos:
Com um servidor, os dados da sua empresa ficam armazenados em um só local. Isso permite o acesso e compartilhamento de arquivos de vários computadores diferentes, evita a geração de várias versões de um mesmo documento e reduz o risco de perda de informações importantes. Também é possível centralizar o serviço de domínio – como o gerenciamento de usuários e senhas de acesso – e a gestão de e-mails, agilizando o serviço de correio eletrônico. 
O armazenamento de dados centralizado também facilita a futura migração de arquivos e documentos, caso a rede de computadores seja substituída. 
Conexão remota:
Por meio de um servidor, sua equipe tem acesso aos arquivos e ferramentas de software necessário ao trabalho durante viagens ou deslocamentos de rotina.
Hospedagem de aplicações:
Se sua empresa possui aplicações críticas para o negócio, como softwares CRM ou ERP, investir em um servidor para hospedá-las é uma boa opção para facilitar seu desenvolvimento e gerenciamento.
Backup de dados:
A unificação do processo de backup é outra vantagem dos servidores, pois evita a realização de backups duplicados e garante mais confiabilidade ao sistema.
Conexão a periféricos: 
O servidor oferece a possibilidade de fazer uso compartilhado de impressora, central de fax e outros periféricos, organizando o fluxo de trabalho em fila e aliviando a carga dos computadores locais.





Comentários

Postagens mais visitadas