Planejamento e implantação de Servidores DHCP e DNS meus e locais para implantar um servidor

Elessandra M.Leão

Planejamento e Implantação de Servidores DHCP e DNS

Servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores.
Esses serviços podem ser de diversos meios.
Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes.
As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor.
O DNS (Domain Name System) é o serviço de rede que permite a utilização de nomes de domínios, tais como ao invés de utilizar o endereço IP
 Servidores DHCPDHCP Trata-se de um protocolo utilizado em redes de computadores que permite a estes obterem um endereço IP automaticamente.
Caso tenha que administrar uma rede pequena - por exemplo, com 5 computadores - você não terá muito trabalho para atribuir um número IP a cada máquina.
protocolo DHCP é uma solução para esse problema, já que, por meio dele, um servidor distribui endereços IP na medida em que as máquinas solicitam conexão à rede.
Quando um computador desconecta, seu endereço IP fica livre para uso de outra máquina. Para isso, o servidor normalmente é configurado para fazer uma checagem da rede em intervalos pré-definidos.
É importante frisar que, além do endereço IP, também é necessário atribuir outros parâmetros a cada computador (host) que passa a fazer parte da rede.
Quando um computador se conecta a uma rede, ele geralmente não sabe quem é o servidor DHCP ,
Ele então, envia uma solicitação à rede para que o servidor DHCP.O servidor DHCP responde informando os dados cabíveis, principalmente um número IP livre até então. Esse número ficará indisponível a outros computadores que se conectarem à rede, visto que um endereço IP só pode ser utilizado por uma única máquina por vez.
O administrador da rede pode configurar o protocolo DCHP para funcionar nas seguintes formas: automática, dinâmica e Manual.

Meios e locais para implantar um servidor

O ambiente em que serão colocados os servidores deve ter o tamanho adequado para todos os equipamentos, fios, cabos e também para a sua equipe de TI poder se movimentar quando precisar fazer algum ajuste ou manutenção.
O pé direito da sala deve ter entre 3,5 e 5,5 metros de altura, proporcionando um bom fluxo de ar na sala.
Para deixar o seu centro de dados organizado e bem cuidado, compre prateleiras e armários de metal, os famosos racks, para instalar as máquinas físicas.
É interessante que você eleve o piso para poder passar o cabeamento por baixo e também proporcionar uma melhor ventilação no ambiente. O piso ideal para uma sala de servidores é o emborrachado, pois evita a criação de estática, que pode ser passada para os equipamentos.
O ar refrigerado é indispensável em uma sala de servidores, pois o calor em excesso pode levar as máquinas ao superaquecimento. Uma temperatura média de 21 ºC é o ideal, e você pode controlar isso por meio de um termômetro simples.
Em locais muito úmidos, colocar um desumidificador na sala contribui para manter as máquinas secas e livres de fungos, que podem prejudicar os servidores. Preocupe-se também com uma instalação elétrica potente, destinando uma tomada para cada equipamento, sem compartilhamentos.


Comentários

Postagens mais visitadas