Implantação de Servidores


Douglas Alexandre
Implantação de Servidores


Ao implantar um servidor você deverá planejar muitos recursos antes como a sala onde o servidor irar ficar. O ambiente em que serão alocados os servidores deve ter o tamanho adequado para todos os equipamentos, fios, cabos e também para quando precisar fazer algum ajuste ou manutenção. O pé direito da sala deve ter entre 3,5 e 5,5 metros de altura, proporcionando um bom fluxo de ar na sala; o piso ideal para uma sala de servidores é o emborrachado, pois evita a criação de estática, que pode ser passada para os equipamentos; o ar refrigerado é indispensável em uma sala de servidores, pois o calor em excesso pode levar as máquinas ao superaquecimento; a sala também deverá se livre de umidade para que não prejudique os servidores; preocupe-se também com uma instalação elétrica potente, destinando uma tomada para cada equipamento, sem compartilhamentos; também é essencial criar procedimentos de segurança e acesso à sala de servidores é uma garantia a mais para o seu negócio, pois somente pessoas autorizadas e qualificadas para interagir com as máquinas terão esse privilégio.. E assim a empresa terá uma sala para o servidor completa e segura, mas isso não significa que ela estará assim para sempre, pois assim como qualquer coisa ela deverá sempre possuir manutenções frequentemente.


Ao planejar a área onde o servidor deverá der instalado já podemos ir para a parte de implantarmos o servidor em questão que irar gerenciar toda a empresa. Uma ótima escolha para isso será os servidores em rack, esses tipos de servidores vêm em uma largura e alturas padrões permitindo que você coloque muitos servidores em um espaço relativamente pequeno e, normalmente, inclui um sistema de gerenciamento de cabos para manter sua instalação limpa. A grande vantagem deles é sua facilidade de expansão, com soquetes para várias CPUs, grandes quantidades de memória e muito armazenamento; por operarem muito próximos eles exigem um resfriamento mais ativo que outros, mas eles são ótimos na parte da manutenção, pois muito são fáceis retirar e desmontar.



 Ao implementar um servidor físico em uma empresa também deverá ser planejado a estruturação de um servidor em nuvem caso aja algum problema nos servidores de rack, você terá salvo todos os dados que deveriam estar perdido evitando qualquer transtorno.

Comentários

Postagens mais visitadas