USABILIDADE DE SOFTWARE

Ediana S. Reis
Kelly R. Marcolino



USABILIDADE

Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto.
A norma ISO 9241-11 descreve usabilidade como sendo “a medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso” (ABNT, 2002, p.3), dessa forma trata-se especificamente sobre usabilidade e critérios.
No ambiente de software, os sistemas são as ferramentas utilizadas para a execução de tarefas pelo usuário e encontramos na usabilidade o momento do dialogo entre o usuário e a interface do software.
A usabilidade é capacidade do sistema em fazer com que o usuário tenha sucesso na execução de suas tarefas. Fácil aprendizagem, utilização eficiente e gestão de erros são pontos fundamentais para que o usuário perceba a boa usabilidade.
No desenvolvimento de um novo software especifico do qual já há experiências anteriores, a busca pela excelência na usabilidade torna-se facilitada Todavia, quando essa experiência é inexistente ou mesmo pouco avançada, o trabalho torna-se mais difícil e a busca pela boa usabilidade deve ser precedida de uma eficiente pesquisa de opinião, pesquisa em que muitas vezes o usuário não está disposto a fornecer ou mesmo não é algo claro para que possa ser transmitido por ele com facilidade.
Independente disso, se o usuário não sentir clareza e facilidade de uso, simplesmente não vai mais utilizar ou mesmo criará empecilhos para a utilização do software e provavelmente procure outro fornecedor que atenda as suas necessidades. Assim é importante ter em mente que a usabilidade é um elemento norteador ao processo de desenvolvimento de software, devendo ser tratada com relevância.
Diante do grande volume de informação existente atualmente, a usabilidade cada vez mais vem sendo tratada por diversas empresas como ponto estratégico para conquistar novos consumidores/cliente, pois o fato é:
É necessário ter em mente que o desenvolvimento de um sistema não é para o programador ou para o analista utilizar, mas sim para tornar as tarefas dos usuários mais ágeis e eficientes, para isso é que as empresas de software são contratadas.
Existe inclusive um padrão definido, o ISO 9241 (Organização internacional de padronização) que define os critérios para medir qualidade da usabilidade e consequentemente da experiência do usuário.
Critérios
Rápido aprendizado (Quanto menor o esforço para aprender, melhor)
Interface Intuitiva (Facilitando a memorização, após pouco tempo de uso)
Produtividade Elevada (O software deve permitir que o usuário realize o seu fluxo de forma rápida e eficaz)
Baixo índice de erros (Caso ocorram, o software deve auxiliar o usuário a correção)
Satisfação Elevada (O usuário deve sentir-se seguro e confiante durante o uso do produto)







Fontes:



Comentários

Postagens mais visitadas