Linguagem Python


João Victor B. de Souza
Antes de tudo, devemos entender o que é Python. Python é uma linguagem de programação criada por Guido Van Rossum em meados de 1991, objetivando produtividade e legibilidade. É uma linguagem que foi criada para produzir código bom e fácil de manter de maneira rápida. Entre as características da linguagem que ressaltam esses objetivos:


  • Baixo custo de caracteres especiais, o que torna a linguagem muito parecida com pseudo-código executável;
  • O uso de identificação para marca blocos;
    Quase nenhum uso de palavras-chave.

A linguagem Python suporta múltiplos paradigmas de programação. A programação procedimental pode ser usada para programas simples e rápidos, mas estruturas de dados complexas, como tuplas, listas e dicionários, estão disponíveis para facilitar o desenvolvimento de algoritmos complexos.
Grandes projetos podem ser feitos usando técnicas de orientação a objetos, que é completamente suportada em Python. Um suporta modesto para programação funcional existe, o que torna a linguagem extremamente expressiva, sendo fácil fazer muitas coisas com poucas linhas de comando.
Python é uma linguagem livre e multiplataforma, significando que os programas escritos em uma plataforma serão executados sem nenhum problema na maioria das plataformas existentes sem nenhuma modificação. E caso a plataforma objetivo não tenha uma versão de Python, desenvolvedores tem a liberdade de estudar e modificar o código da linguagem para fazer com que ela rode onde quer que seja.
Utilizar o Python possui vantagens como:
  1. Fácil aprendizado, pois a linguagem não exige que a pessoa saiba conceitos abstrados de programação;
  2. Simples de programar, pois utiliza códigos menores que Java e C++;
  3. Sintaxe intuitiva, o que causa menos confusão e possui menos regras
  4. Documentação extensa, pois possui uma comunidade muito ativa que produz e traduz muito conteúdo para outros usuários;
  5. Ele é Open source, o que permite uma inserção maior dos programadores em uma área de aplicação;
  6. Modularização, o Python possui uma grande capacidade de empacotamento, permitindo que módulos sejam reaproveitados
  7.  Funcionamento, pois a linguagem Python funciona em diferentes plataformas desde que seu interpretador esteja instalado.

Em outras palavras, o Python tem a capacidade de funcionar com vários sistemas e processadores diferentes.


Comentários

Postagens mais visitadas