Katielly Bordin

Programação Orientada a Objetos em Python

Definição
  • É um paradigma para o desenvolvimento de software que basea-se na utilização de componentes individuais (objetos) que colaboram para construir sistemas mais complexos.
  • A colaboração entre os objetos é feita através do envio de mensagens;
  • Descreve uma série de técnicas para estruturar soluções para problemas computacionais;
  • e É um paradigma de programação no qual um programa é estruturado em objetos.
Os Quatros Pilares
  1. Abstração;
  2. Encapsulamento;
  3. Herança;
  4. e Polimorfismo.
Classes
  • A estrutura fundamental para definir novos objetos é a classe; 
  • e Uma classe é definida em código-fonte.
Classe em Python

Estrutura class nome_da_classe:
                         Atributos
                        Construtor

Métodos

Instância
  • Uma instância é um objeto criado com base em uma classe definida;
  • Classe é apenas uma estrutura, que especifica objetos, mas que não pode ser utilizada diretamente;
  • Instância representa o objeto concretizado a partir de uma classe;
  • Uma instância possui um ciclo de vida:
  • Criada;
  • Manipulada; 
  • e Destruída.
Estrutura variável = Classe()
                                 Construtor
  • Determina que ações devem ser executadas quando da criação de um objeto;
  • e Pode possuir ou não parâmetros.
Estrutura def __init__(self,parâmetros):

Métodos
  • Representam os comportamentos de uma classe;
  • Permitem que acessemos os atributos, tanto para recuperar os valores, como para alterá-los caso necessário;
  • Podem retornam ou não algum valor;
  • e Podem possuir ou não parâmetros.
Estrutura def nome_do_método(self,parâmetros):

Importante O parâmetro self é obrigatório.

Encapsulamento

·         Consiste em separar os aspectos externos de um objeto dos detalhes internos de implementação;
·         Evita que dados específicos de uma aplicação possa ser acessado diretamente;
·         e Protege os atributos ou métodos de uma classe.

Modificadores de Acesso
  • Em Python, existem dois tipos de modificadores de acesso para atributos e métodos:
·         Público;
·         ou Privado.
  • Atributos ou métodos iniciados por dois sublinhados são privados e todas as outras formas são públicas.
Herança  
  • É uma forma de abstração utilizada na orientação a objetos;
  • Pode ser vista como um nível de abstração acima da encontrada entre classes e objetos;
  • Na herança, classes semelhantes são agrupadas em hierarquias;
  • Cada nível de uma hierarquia pode ser visto como um nível de abstração;
  • Cada classe em um nível da hierarquia herda as características das classes nos níveis acima;
  • É uma forma simples de promover reuso através de uma generalização;
  • Facilita o compartilhamento de comportamento comum entre um conjunto de classes semelhantes;
  • e As diferenças ou variações de uma classe em particular podem ser organizadas de forma mais clara.


Estrutura class nome_da_classe(classe_pai_1, classe_pai_2, classe_pai_n):
                                                    Atributos

Métodos
Polimorfismo
  • É originário do grego e significa “muitas formas” (poli = muitas, morphos = formas);
  • Indica a capacidade de abstrair várias implementações diferentes em uma única interface;
  • É o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura) mas comportamentos distintos;
  • e Quando polimorfismo está sendo utilizado, o comportamento que será adotado por um método só será definido durante a execução.


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