Katielly Bordin
Programação Orientada a Objetos em Python
Programação Orientada a Objetos em Python
Definição
- É um paradigma para o desenvolvimento de software que basea-se na utilização de componentes individuais (objetos) que colaboram para construir sistemas mais complexos.
- A colaboração entre os objetos é feita através do envio de mensagens;
- Descreve uma série de técnicas para estruturar soluções para problemas computacionais;
- e É um paradigma de programação no qual um programa é estruturado em objetos.
Os Quatros Pilares
- Abstração;
- Encapsulamento;
- Herança;
- e Polimorfismo.
Classes
- A estrutura fundamental para definir novos objetos é a classe;
- e Uma classe é definida em código-fonte.
Classe em Python
Estrutura class nome_da_classe:
Atributos
Construtor
Métodos
Instância
- Uma instância é um objeto criado com base em uma classe definida;
- Classe é apenas uma estrutura, que especifica objetos, mas que não pode ser utilizada diretamente;
- Instância representa o objeto concretizado a partir de uma classe;
- Uma instância possui um ciclo de vida:
- Criada;
- Manipulada;
- e Destruída.
Estrutura variável = Classe()
Construtor
- Determina que ações devem ser executadas quando da criação de um objeto;
- e Pode possuir ou não parâmetros.
Estrutura def __init__(self,parâmetros):
Métodos
- Representam os comportamentos de uma classe;
- Permitem que acessemos os atributos, tanto para recuperar os valores, como para alterá-los caso necessário;
- Podem retornam ou não algum valor;
- e Podem possuir ou não parâmetros.
Estrutura def nome_do_método(self,parâmetros):
Importante O parâmetro self é
obrigatório.
Encapsulamento
·
Consiste em separar os aspectos externos de um
objeto dos detalhes internos de implementação;
·
Evita que dados específicos de uma aplicação possa
ser acessado diretamente;
·
e Protege os atributos ou métodos de uma classe.
Modificadores de Acesso
- Em Python, existem dois tipos de modificadores de acesso para atributos e métodos:
·
Público;
·
ou Privado.
- Atributos ou métodos iniciados por dois sublinhados são privados e todas as outras formas são públicas.
Herança
- É uma forma de abstração utilizada na orientação a objetos;
- Pode ser vista como um nível de abstração acima da encontrada entre classes e objetos;
- Na herança, classes semelhantes são agrupadas em hierarquias;
- Cada nível de uma hierarquia pode ser visto como um nível de abstração;
- Cada classe em um nível da hierarquia herda as características das classes nos níveis acima;
- É uma forma simples de promover reuso através de uma generalização;
- Facilita o compartilhamento de comportamento comum entre um conjunto de classes semelhantes;
- e As diferenças ou variações de uma classe em particular podem ser organizadas de forma mais clara.
Estrutura class nome_da_classe(classe_pai_1, classe_pai_2, classe_pai_n):
Atributos
Métodos
Polimorfismo
- É originário do grego e significa “muitas formas” (poli = muitas, morphos = formas);
- Indica a capacidade de abstrair várias implementações diferentes em uma única interface;
- É o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura) mas comportamentos distintos;
- e Quando polimorfismo está sendo utilizado, o comportamento que será adotado por um método só será definido durante a execução.
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