Katielly Bordin Santos


Hospedagem Local

Para que um site possa estar disponível é necessário que ele esteja hospedado em um servidor (computador). Esse serviço é conhecido como hospedagem, nem sempre será preciso contratar este serviço, pois muitas vezes ele vem incluído na ferramenta que você escolheu para criar o seu site. 
Hospedagem: é o aluguel do seu endereço, normalmente é feito por um plano de valor mensal e pode ser pago de diversas formas, de mensalmente até anualmente. O importante na hospedagem é compreender que ela é seu terreno e pode te oferecer vantagens ou não, por isso a análise da hospedagem é muito importante, afinal você não vai querer que seu endereço se hospede em lugar de baixa qualidade. Alguns pontos a serem verificados antes de escolher a hospedagem do seu site:

  • Espaço em Disco;
  • E-mails disponíveis;
  • Suporte a Banco de Dados;
  • Se oferece as funcionalidades CPanel (ferramenta poderosa de hospedagem de sites, a mais utilizada do mundo e com grande facilidade para o usuário) ou Plesk ( Ferramenta também bem utilizada no mercado).

Existem muitos outros pontos mas os de maior relevância são estes.

Publicação na Internet

Sigla muito utilizada por desenvolvedores de websites e portais na internet, o CMS (Content Management System) é um conjunto de funções utilizadas para facilitar a vida dos criadores de sites. Embora o nome pareça referenciar a uma única e exclusiva ferramenta, como é o caso das IDEs (Integrated Development Environment), esses Sistemas de Gestão de Conteúdo (SGC) são o conjunto de ferramentas para criação/edição de conteúdo na internet sem a necessidade de conhecimentos de programação. 
Um dos frameworks mais conhecidos e utilizados no Brasil e no mundo é o Wordpress, desenvolvido na linguagem de programação PHP, que permite que qualquer usuário com conhecimento básico ou médio de computação possa criar websites completos e bastante fáceis de se manter, com um conteúdo interativo. Antes dos CMS, apenas pessoas com conhecimento avançado de programação web eram capazes de colocar e manter conteúdo no ar. 
Os CMS servem para sites em que a adição de novos conteúdos é constante, o que demanda organização e também mais facilidade na hora de modificar ou até mesmo remover alguma coisa. Existem várias aplicações do tipo oferecidas gratuitamente na web e se engana quem pensa que as opções gratuitas sejam simples demais ou com poucos recursos, pois vários sites grandes da web fazem uso de CMS deste tipo.

Wordpress

Mais conhecido por ser uma das principais plataformas de blogs da atualidade, o Wordpress também é amplamente respeitado pelo seu CMS baseado em PHP. Ele é gratuito, está repleto de recursos extras (como plugins e templates prontos e também gratuitos disponíveis na web) e é utilizado por inúmeros sites grandes, muitos dos quais você deve acessar, como o site sobre tecnologia TechCrunch, o site sobre entretenimento Variety e a BBC America. 
Além disso, figuram entre as vantagens do Wordpress a sua comunidade vasta e atuante, algo sempre útil para ajudar na solução de qualquer problema que você venha a ter no gerenciamento da sua página. Porém, vale ressaltar que este CMS demanda incrementos extras quanto a segurança, algo que você precisa ficar de olho sempre quando mantém sites na web.

Sistemas de gerenciamento de conteúdo

Um CMS separa a parte visual e o conteúdo em um site, sendo possível seu gerenciamento sem a ajuda de um desenvolvedor. Um site que não demanda atualizações frequentes ou novos conteúdos pode sobreviver com páginas hard-coded, mas para empresas que contam com múltiplos usuários adicionando conteúdo de maneira periódica, um CMS é necessário. Além de ser fácil de utilizar, a plataforma permite o lançamento de publicações rapidamente, com ferramentas para acompanhar e gerenciar todo o conteúdo de um determinado site.
De acordo com o Gartner, um CMS deve incluir pelo menos as seguintes funcionalidades:
  • Serviços básicos de biblioteca, como check-in/check-out e controle de versões;
  • Autenticação de usuário, suporte para múltiplos papéis e atribuição de permissão;
  • Criação, fluxo para revisão e aprovação de conteúdo;
  • Gerenciamento multisite e multilíngue;
  • Suporte de conteúdo em vários dispositivos (como tablets, smartphones e wearables) e em diversos canais (como Facebook, Twitter e LinkedIn).


CMS, WCM, ECM, DAM ou DXP?

CMS é um termo que abrange vários tipos de software. Cada uma destas categorias foram criadas para atender necessidades distintas das empresas, mas ao longo dos anos estes softwares vêm ampliando suas funcionalidade de modo que há pouca distinção entre elas. 
Resumidamente, estas são as nuances geralmente aceitas para alguns destes termos: 
  • Web Content Management (WCM) - software para criação colaborativa de conteúdo web público.
  • Enterprise Content Management (ECM) - software para rastrear, gerenciar, organizar e recuperar documentos físicos.
  • Digital Asset Management (DAM) - software para gerenciar uma diversidade de ativos digitais. Sistemas DAM são geralmente utilizados por empresas de mídia para catalogar, comentar, armazenar, recuperar e distribuir áudio, vídeo, animações e outro conteúdos de mídia digital.
  • Digital Experience Platform (DXP) - software para criação de conteúdo para cada canal digital disponível hoje, além de melhorar operações comerciais através da digitalização e integração.
Assim como Portais, CMSs e suas subcategorias estão transformando-se em DXPs. As necessidades de gerenciamento de conteúdo das empresas cresceram significativamente de maneira complexa, com a introdução de novos tipos de conteúdo, analytics, softwares de automação e toda a integração back-end necessária. A herança de CMS do DXP traz os pontos fortes destes sistemas sobre a experiência do cliente, em adição à capacidade de integração e funcionalidades de personalização.

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