Linguagens de Programação Web

João Victor B. de Souza



As linguagens de programação web são utilizadas especificamente para o desenvolvimento das camadas de apresentação e de lógica de aplicação web em geral. Para a camada de apresentação é essencial que o desenvolvedor web conheça principalmente HTML, CSS e ao menos o básico do JavaScript. Dada a apresentação, vamos falar um pouco sobre algumas das linguagens mais conhecidas:
  • HTML -> É uma linguagem de marcação, cuja é um conjunto de regras e códigos que define como os elementos da página serão exibidos. Esse conhecimento em HTML é o básico para qualquer WebDesigner.
  • CSS -> O CSS e utilizado em conjunto com o HTML e é uma linguagem utilizada para definição de estilos, para definir o layout de documentos HTML. Enquanto o HTML estrutura conteúdos, o CSS é usado para formatar conteúdos estruturados.
  • JavaScript -> É uma linguagem utilizada para programação de scripts que são executados no navegador do usuário de um website. É uma linguagem dinâmica orientada a objetos e criada como sintaxe similar à linguagem C, apesar de conter Java no nome. Ela tem como principal função tornar alguns processos das páginas mais dinâmicos, tornando seu uso mais agradável. Ele fornece às páginas web a possibilidade de programação, transformação e processamento de dados enviados e recebidos, interagindo com a marcação e exibição dos conteúdos da linhagem HTML e com a estilização feita com o uso do CSS.
  • Python -> É considerada a linguagem de mais fácil aprendizado e umas das mais populares do mercado, mesmo tendo sido lançada há quase 30 anos. É um dos códigos de mais fácil leitura e é bastante utilizado para desenvolvimento web e machine learning.
  • C++ -> Um dos principais motivos pelo qual o C é uma das linguagens mais populares também se dá pela própria popularidade de suas variantes. O C++ é uma versão mais atual do C - embora também já tenha certa idade - e é bastante utilizado no desenvolvimento de softwares mais pesados, como sistemas integrados (CRM), aplicações que promovem interação entre cliente e servidor ou jogos para computador, entre outros.
  • TypeScript -> Criada pela Microsoft, TypeScript está provando ser uma escolha comum entre os desenvolvedores ASP.NET. Não se trata, na verdade, de uma linguagem completamente nova, mas sim um superset (ou superconjunto) do JavaScript. Com TypeScript dispomos de recursos que melhor suportam o uso da Programação Orientada a Objetos, que tem como base quatro princípios fundamentais: encapsulamento, herança, abstração e polimorfismo, os quais veremos de forma mais detalhada a seguir. A POO sempre foi um problema ao ser aplicada em JavaScript, devido a sua sintaxe não permitir escrever classes, por exemplo, de forma tão clara, além da fraca tipagem de dados. O TypeScript oferece então uma forma de corrigir ou contornar esses problemas, adicionando funcionalidades que quando compiladas resultarão em código JavaScript novamente. Porém, agora o desenvolvedor lidará diretamente com uma sintaxe simplificada, mais clara e amplamente suportada por editores de código modernos.

Comentários

Postagens mais visitadas