Como gerar Apk no Android Studio


João Victor B. de Souza


Android Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para desenvolver para a plataforma Android. Foi anunciado em 16 de Maio de 2013 na conferência Google I/O. Android Studio é disponibilizado gratuitamente sob a Licença Apache 2.0. Ele é desenvolvido pelo Google, e possui as seguintes características que o destaca, como:
  •             Suporte para compilações baseadas em Gradle;
  • ·         Refatoração específica para Android e reparações rápidas;
  • ·         Ferramentas de Lint para capturar performance, usabilidade, compatibilidade de versão e outros problemas;
  • Integração com ProGuard e capacibilidade de assinatura de aplicativo;
  • Um assistente baseado em predefinições com designs e componentes comuns de Android;
  •  Um rico editor de layout que permite que usuários arrastem componentes de interface de usuário, opção de pré-visualizar layouts em várias configurações de tela;
  • Suporte para a criação de apps para Android Wear;
  •  Suporte nativo para a Google Cloud Platform, permitindo a integração com Google Cloud Messaging e App Engine.


Ao executar o aplicativo, haverão abas como “Refactor, Build, Run, Tools, VCS, etc.”. Na aba Build, clique em Generate Signed APK e, em seguida, clique em “Create New” para gerar uma nova chave, a keystore.
A Keystore funciona como uma assinatura, e deve ser armazenada num local seguro. Apenas o proprietário do APK deve ter acesso à Keystore. Sem ela, é impossível atualizar o aplicativo.
Após clicar no “Create New”, vai aparecer uma janela chamada “New Key Store”, onde aparecerão alguns dados que deverão ser preenchidos, como “Key store Path, Passowords, etc.”. Preencha todos os dados para criar a sua keystore e quando terminar, só clicar no botão “ok”. Em seguida, depois de criar a chave, clique no botão “Next”, e, para terminar, defina o diretório onde pretende guardar o arquivo apk e toque no botão “Finish”. Se tudo
A IDE Android Studio possui algumas vantagens como, por exemplo, o gerenciador de dependências Gradle (vide seção Links), também baseado no IntelliJ, muito utilizado fora do Brasil. Este é um dos grandes trunfos do editor da plataforma, pois oferece mais opções ao desenvolvedor na hora de compilar, já que o Eclipse utilizava o jeito clássico de compilação.
O Android Studio pode ser instalado nos sistemas operacionais Windows, OSX e Linux e é recomendado pelo próprio Google que o hardware possua, no mínimo, 4 GB de memória e 1GB de espaço livre em disco, mas recomendamos que se tenha mais memória, pois foi observado que o Android Studio ainda fica um pouco lento. É necessário ter o Java instalado na máquina através do JDK (Java Development Kit) e não a JRE, como normalmente é instalado, pois para desenvolver em Android é necessário que todas as classes de desenvolvimento do Java estejam presentes na máquina.

Comentários

Postagens mais visitadas